Escolha uma Página
Caçando coelhos e batendo metas o princípio básico da alta produtividade

E se eu lhe disser que o segredo da alta performance e da excelência em produtividade se encontra nas remotas e selvagens montanhas da Rússia? Difícil de acreditar, certo? Afinal, sempre esperamos encontrar esta fórmula mágica em alguma teoria incrivelmente complexa, que chega até nós numa caixa dourada e traz consigo garantias infinitas de sucesso.
Porém, a receita é muito mais simples do que parece. Nas palavras dos habitantes da Cordilheira do Cáucaso, “se você perseguir dois coelhos ao mesmo tempo… não vai pegar nenhum dos dois”… ou seja, para ser produtivo e alcançar suas metas o que você precisa é de foco e objetividade.
Segundo Keller e Papasan (2017), quando você quiser a melhor chance de obter êxito em qualquer projeto de sua vida, o caminho a seguir é sempre o mesmo: seja simples! Nesse contexto, “ser simples” significa ignorar todas as coisas que você poderia fazer, investindo sua energia no que você deve fazer.
Significa reconhecer que nem tudo tem a mesma importância, aprendendo a identificar suas verdadeiras prioridades. É sintonizar de forma efetiva o que você faz com o que você quer, compreendendo que resultados extraordinários são diretamente determinados pelo nível de especificidade do seu foco.
Como destaca Theml (2016), a vida moderna funciona num ritmo incrivelmente acelerado, fazendo com que o monstro do dia a dia engula todas aquelas promessas de virada de ano que nós juramos que iríamos cumprir. Na prática, nos tornamos prisioneiros de dias que não rendem praticamente nada e de anos que voam e passam cada vez mais depressa. Entramos em um círculo vicioso e às 23:59 do dia 31 de dezembro tiramos do bolso aquela longa lista de metas… e nos iludimos outra vez.
Para evitar que isso aconteça, refine seu foco e tenha clareza sobre onde você quer chegar. Escolha um único objetivo e comece a andar de forma consistente nesta direção. Pergunte a si mesmo todos os dias: “qual é a única coisa que eu posso fazer neste exato momento que irá me aproximar do meu objetivo?”. Encontre a resposta e entre em ação.
Para auxiliar neste processo, Keller e Papasan (2017:183) sugerem quatro estratégias básicas e bastante úteis quando aplicadas da maneira correta:
• Comece a dizer “não”: Lembre-se que quando você diz sim para alguma coisa, está dizendo não para o restante. Essa é a essência do comprometimento. Comece a negar outras demandas logo de cara, ou diga “agora, não” para eventuais distrações, a fim de que nada o impeça de focar na sua maior prioridade. Aprender a dizer não irá libertar você.
• Aceite o caos: Reconheça que correr atrás do seu objetivo acaba fazendo com que determinadas coisas fiquem para trás. Esse tipo de caos é inevitável, por isso aprenda a lidar com ele. Quando alcançar o seu objetivo, você terá certeza de que fez a escolha certa.
• Gerencie sua energia: Não sacrifique sua saúde tentando fazer milhares de coisas ao mesmo tempo. Seu corpo é uma máquina incrível, mas não vem com garantia. Você não pode trocá-lo e os reparos podem custar caro.
• Tome as rédeas do seu ambiente: Certifique-se de que as pessoas ao seu redor e o ambiente físico que você freqüenta contribuem para que você alcance seu objetivo. Pessoas negativas e ambientes tóxicos afastam você do caminho.
Ok, mas tudo isso significa que você deve focar em um único objetivo e abandonar todas as demais áreas da sua vida? Não. Porém, como você já sabe, é impossível caçar dois coelhos ao mesmo tempo. A escolha é exclusivamente sua… e a responsabilidade por realizar (ou não) os seus sonhos, também.

Referências:
Keller, G; Papasan, J. A única coisa: o foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida. Barueri, SP: Novo Século Editora, 2017.
Theml, G. Produtividade para quem quer tempo: aprenda a produzir mais sem ter que trabalhar mais. São Paulo, SP: Editora Gente, 2016

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.